Contato

Mulheres no ministério - E quando bate o cansaço...

Uma tarde fui visitar uma irmã num hospital psiquiátrico aqui de Curitiba (Bom Retiro). A moça tinha um histórico de dependência química e infelizmente havia nesta ocasião recaído. Esta visita foi muito curiosa, pois a irmã em questão, ao encontrar-se conosco naquela tarde, estava acompanhada de outra mulher com quem havia feito amizade em seus dias de internamento. Esta, estava internada por motivo de depressão...




 E seu estado era lastimável. De acordo com os parentes, ela começou com depressão, mas ao longo de tempo a doença evoluiu e ela apresentou a síndrome do pânico e psicoses. Quando nos encontramos com ela, pedimos para que se sentasse ao nosso lado para conversarmos e orarmos por ela, porém a sua resposta  foi no mínimo supreendente. Ela disse que não podia se sentar porque se o fizesse, era certo que morreria. Então a pobre senhora passava o dia no hospital andando de um lado para outro sem nunca se sentar. Ela passava o dia no hospital e a noite seus familiares vinham buscá-la, de acordo com orientações médicas. Porém, quando chegava em casa, outro drama acontecia. Ela dizia aos familiares que se tomasse banho, a água do chuveiro ao cair em seu corpo iria matá-la. Então seu marido, a colocava debaixo do chuveiro na marra debaixo de gritos desesperados da mulher, face a "morte".

Muitas coisas chamaram minha atenção nesta visita, muitas! Especialmente no que diz respeito a evolução de uma enfermidade. No caso, a depressão. Lembrei-me da definição de falência múltipla dos órgãos que é caracterizada pela deterioração aguda da função de dois ou mais órgãos, resultando em perda da função do órgão acometido. Simplificando: Nossos órgãos vitais estão interligados uns aos outros, e quando acontece a falência múltipla, é como se um alpinista, estando preso a outros, caísse e fosse levando consigo todos os seus companheiros. Como diz o ditado popular "Não há nada tão ruim que não possa ficar pior" ou como a Bíblia afirma: "Um abismo chama outro abismo [...]".

Pode ser que hoje alguém não esteja sofrendo de depressão ou falência múltipla de órgãos, mas de outra enfermidade chamada "Cansaço". Que pode ser físico e/ou emocional. Chamo de enfermidade porque não falo da exaustão normal, resolvida com apenas uma boa noite de sono, uma alimentação balanceada, com um abraço amigo ou ainda com uma bela e suculenta barra de chocolate. Falo de uma alma ferida que sente em sua alma um profundo... cansaço!

E são muitos os motivos que podem levar a exaustão. Citarei apenas alguns:

- Excesso de responsabilidades e trabalho. É preciso delegar!

- Perda de um ente querido.

- Sonhos ministeriais frustrados, após anos de investimento (oração, trabalho, dinheiro, empenho, idéias, estratégias, pessoas). É quando finalmente o indivíduo chega no final de uma jornada ministerial e se depara com ... NADA! Instala-se então o cansaço e consequentemente surgem muitas perguntas no íntimo. Mas não há forças sequer para buscar as respostas.

- Decepção com lideranças, pessoas, parentes.

- Solidão ministerial. Muitas pessoas, especialmente mulheres, sentem-se sozinhas na jornada. São líderes, pastoras, mulheres como tantas outras, com seus sonhos e problemas e não tem com quem compartilhar. Falo de outra irmã para orar, dividir o peso, o fardo. Os temores destas “solitárias” são diversos: Medo de ser mal compreendida, medo de enfraquecer a fé de alguém, medo de comprometer a sua imagem de “super-mulher” e ser vista daí em diante como uma “mortal”, medo de expor sua família ou marido como um homem não tão espiritual como se imaginava , medo de, ao mostrar sua fragilidade deixar de ser devidamente respeitada, medo de ser objeto de fofocas e, às vezes, medo do marido que lhe diz para não abrir a sua boca em hipótese nenhuma quando o assunto é vida pessoal.

Excessos - Frustração – decepção – solidão – medo, etc...

E não só os que tentam fazer a obra de Deus com seus próprios esforços são os que se cansam. Homens e mulheres dedicados a Deus, com o coração no Senhor primeiramente, também podem se sentir exaustos.

Somos humanos!

Devemos ficar atentos, porque assim como um abismo chama outro abismo, permanecer sem a assistência divina enquanto “exaustos” pode ser mortal! Satanás está sempre a espreita, tentando atingir o “cansado”.

2Samuel 17:1-3 “ Aitofel disse a Absalão: "Permite-me escolher doze mil homens, e partirei esta noite em perseguição a Davi. Eu o atacarei enquanto ele está exausto e fraco; vou causar-lhe pânico, e seu exército fugirá. Depois matarei somente o rei, e trarei todo o exército de volta a ti. É somente um homem que procuras matar. Assim, todo o exército ficará em paz".

Os sintomas do cansaço são:

• Depressão
• Ansiedade
• Fraqueza
• Baixa no sistema imunológico, causando enfermidades (por exemplo: resfriado)
• Estresse
• Anemia
• Falta de energia
• Desmotivação e desconforto
• Desconcentração
• Dificuldade em tomar decisões
• Dificuldade em concretizar as tarefas do dia-a-dia
• Desânimo (A palavra desanimar vem da negação de "animare", que significa “dar alma”, vida, movimento, coragem, entusiasmo, vivacidade).

No início de meu ministério pastoral, participei de um encontro de mulheres, esposas de pastores e pastoras cujo tema era “cansaço”. A princípio achei o tema um tanto desinteressante, mas no decorrer do encontro, percebi na vida das outras participantes, o quanto o tema era relevante e sério. As mulheres que ali chegaram, estavam sobrecarregadas e se arrastando de tanto cansaço. Fiquei impactada e lamentei muito por elas! Mulheres de Deus, tão preciosas, que dão suas vidas à causa do nosso amado Jesus, estarem por muitos dos motivos acima citados, exaustas! Não com Deus! Elas não querem abandonar Jesus. Mas, se pudessem entregar suas responsabilidades e talvez até sumirem da igreja, assim o fariam. Mulheres que amam o noivo (Jesus) mas que gostariam de dar uma boa surra na noiva (igreja). Que lamentável! Mas, felizmente, saíram daquela reunião, renovadas! Graças a Deus!

O Senhor certamente está pronto para nos curar, revigorar, animar e por fim levantar. Basta clamar!

Oséias 6.1, 2 “Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará ; Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele”.

Você está cansada(o)? Então precisa se levantar, em nome de Jesus. Como?

Salmos 91 responde:

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo,
à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor:
Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nEle confiarei.
Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro,
e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas,
e debaixo das suas asas estarás seguro:
a sua verdade é escudo e broquel.
Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia,
nem peste que ande na escuridão,
nem mortandade que assole ao meio dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita,
mas tu não serás atingido,
Somente com os teus olhos olharás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio,
o Altíssimo é a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá,
nem praga alguma chegará a tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito,
para te guardarem em todos os teus caminhos,
eles te sustentarão nas suas mãos,
para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e o áspide,
calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Pois que tão encarecidamente me amou, também Eu o livrarei,
pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e Eu lhe responderei,
estarei com ele na angústia, livra-lo-ei e o glorificarei.
Dar-lhe-ei abundância de dias,
e lhe mostrarei a minha salvação. "

Portanto, reúna todas as forças e caminhe em direção a Jesus. Deposite aos pés de Cristo tudo aquilo que te atormenta e também peça que o Senhor cure a sua alma e seu corpo de todo cansaço! Lance sobre o Mestre, todas as suas razões e abra mão delas. Perdoe quem te ofendeu. E peça orientação e sabedoria sobre o teu caminhar daqui em diante. Certamente Satanás trabalhou duro em sua vida nos últimos tempos para que você ficasse totalmente embaraçada(o) neste estado de exaustão emocional. Porém, maior é aquele que está em você e em mim, Jesus!

Hebreus 12.1b “ [...] deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”.

Se desejar, compartilhe aquilo que tem vivido com alguém. Desenvolver a capacidade de expressar verbalmente os sentimentos e emoções – relatar os medos, frustrações, angústias, tristezas, decepções, faz muito bem!

Tiago 5.16 diz: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.”

Ou seja, abrir o coração, é remédio!

Creio que Satanás têm se esforçado tremendamente em comunicar aos crentes que não podem confiar em ninguém! Que serão traídos certamente se compartilharem seus assuntos pessoais.

É mentira! Existem pessoas sérias, cheias de Jesus com as quais podemos contar! Ore e peça ao Senhor que lhe mostre com quem compartilhar sua vida.

Creia, Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Isaías 40:29

Pra. Deise Silos















0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

 
Rede de Mulheres ATOS - RMA © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops