Contato

Quando a fé acaba, entra em cena a graça!

Lucas 1.5-25

O Evangelho de Lucas apresenta a emocionante história de Zacarias e Isabel, pais de João Batista.

Conforme a narrativa bíblica o casal era justo diante de Deus e não tinham filhos pois Isabel era estéril e ambos avançados em idade.

Zacarias certa ocasião, estava no templo conforme seu turno, oferecendo incenso ao Senhor e foi surpreendido com a visitação do anjo Gabriel, enviado por Deus com uma mensagem muito especial. O anjo disse que as orações de Zacarias haviam sido ouvidas e que ele seria pai de um menino que iria "abalar" sua geração. O menino seria chamado João, seria grande diante de Deus e cheio do poder do Espírito Santo. Seu nascimento daria muito prazer aos seus pais!

Porém Zacarias sendo já velho, com o coração cheio de incredulidade, perguntou ao anjo como isto se daria. O anjo o repreendeu e disse que por causa de sua incredulidade, ficaria mudo até o nascimento do bebê.

Como é preciosa esta passagem bíblica! Com ela aprendemos que o justo também passa por aflições.

Zacarias e Isabel eram justos diante de Deus e não tinham fihos. Com certeza eles estavam orando por este filho desde que se casaram. Naquela época , ter filhos era muito significativo para as pessoas. Uma bênção! Por isso quando um casamento acontecia logo vinham os filhos. Já não ter filhos , era uma vergonha! Sinal de que algo estava errado, uma maldição! Ter filhos significava ter herdeiros, segurança financeira e cuidado dos pais na velhice. Além da manutenção da posição social da família. Imagine o quanto este casal orou e chorou na presença de Deus! Acredito que quando se casaram começaram a orar com muita intensidade e expectativa, porém, conforme os anos foram se passando, viam seu sonho mais e mais distante... Como é difícil esperar! Muitas vezes começamos a orar por algo, e no meio do caminho desistimos, pois, a bênção ainda não veio e queremos a vitória para ontem! Isto quando não abandonamos nosso ministério e alguns, até mesmo a fé!

Entretanto, Zacarias apesar de estar com sua fé abatida, continuava a orar ("tuas orações foram ouvidas" v.13) e continuava a atuar em seu ministério (foi visitado no templo enquanto oferecia incenso ao Senhor). Perceba que lição esta! Qual a condição de Zacarias quando recebera a visitação e a bênção de Deus? Ele estava a serviço do Senhor no templo!

Deus honra seus servos! Não se esquece deles!

Ouve suas orações e se agrada daquilo que perseverantemente fazemos para Ele. E é ali, no templo, que os visita e dá a vitória! Deus com certeza poderia visitar Zacarias em qualquer outro lugar! Em sua casa, na rua, no campo, porém, Deus o visitou enquanto estava a serviço no templo.

Só que Zacarias duvidou da promessa pronunciada. Tinha fé para orar, porém, não tinha fé para receber a Bênção. Ele olhou para sua condição humana, avançada em dias, e em seu coração disse: É impossivel! Limitou o Senhor. Porém, é surpreendente observar que mesmo desacreditando, Zacarias foi abençoado. Certamente os adeptos do "evangelho da palavra da fé" diriam a ele: - Como você não tem fé para crer no milagre, certamente não receberá a bênção!
Mas Deus, contrariando esta teologia, apesar da incredulidade de Zacarias, faz a promessa e a cumpre! O que isso? Bênção sem fé? Sim!

Isto se chama: Graça!

Vamos entender mais um pouco sobre graça:

A palavra grega "charis" aparece na Bíblia (Novo Testamento) mais de cento e cinqüenta vezes e é geralmente traduzida como "graça" em nossa Bíblia. Não é fácil pegar uma palavra que aparece tantas vezes e com tanta diversidade de aplicações e desenvolver uma doutrina uniforme e constante. Além disso, toda a verdade sobre o assunto nunca poderá ser condensada em uma só frase. Graça é um dos atributos divinos ou perfeições de Deus em Sua natureza, que é exercida na salvação de pecadores. Grandes e bons homens já batalharam com a verdade da "graça", tentando defini-la e descrevê-la. Que possamos agora meditar no que alguns disseram:

Dr. Dal: "Graça é amor que ultrapassa todos os limites de amor". Graça não é algo que se deve ao pecador, mas é algo que ele recebe; não é algo que ele pode reivindicar.

Alexandre Whyte: "Graça e amor são essencialmente o mesmo, sendo que graça é o amor se manifestando e operando em certas condições, e adaptando-se a certas circunstâncias. O amor não tem limite nem lei como tem a graça. O amor pode existir entre iguais, ou pode ir até aos que estão acima de nós, ou descer aos que estão abaixo de nós. Mas a graça, por sua natureza, só conhece uma direção. Ela desce aos que estão abaixo; é amor de verdade, mas amor às criaturas, portanto humilhando-se. O amor de um rei por seus iguais ou pelos outros do palácio real é amor. Mas seu amor aos súditos é graça. É por este motivo que o amor de Deus é chamado de graça". Esta citação merece ser relida várias vezes.

Alexandre Maclaren: "A palavra graça é um tipo de sumário da totalidade de bênçãos imerecidas que vêm ao homem através de Jesus Cristo. Em primeiro lugar, ela descreve o que nós chamamos de "disposição" na natureza divina; e ela indica um amor perdoador de Deus, imerecido, espontâneo, eterno e que chega ao nível do homem. Todas as disposições de Deus são ativas. Portanto a palavra passa de uma disposição a uma manifestação, fazendo da graça de Deus um amor ativo. Desde que as atividades de Deus nunca são infrutíferas, a palavra passa a significar todas as coisas abençoadas da alma que são conseqüências da mão condescendente de Deus que produz frutos em nossa vida por Seu amor imerecido e gratuito". Estude esta citação para entendê-la.

Phillips: "Graça é algo em Deus que está no coração de todas as Suas atividades de redenção, Seu rebaixar-se e estender de Sua mão das alturas de sua majestade, para tocar o insignificante e a miséria".

Ou ainda: " Graça é o favor benevolente, espontâneo e imerecido de Deus para com os homens". Silas Malafaia

A Palavra de Deus também diz que mesmo quando somos infiéis, Ele permanece fiel! 2Tm 2.13

Mas, apesar da fidelidade de Deus em cumprir sua promessa na vida de Zacarias, ele sofreu as consequências por pecar diante de Deus com incredulidade. Ficou mudo (v. 20) até o nascimento de João Batista.

A incredulidade nos tolhe, limita. Não limita o poder de Deus de forma nenhuma! Se Ele tem o propósito de agir, certamente agirá. Ele é Deus! Mas a incredulidade NOS limita e atrai o juízo de Deus sobre nós! Ficamos "mudos"! Imagine o quanto Zacarias teve vontade de sair daquele lugar e contar pra todo mundo a visitação que recebera e tudo o que havia ouvido do Senhor. Porém, havia ficado sem voz. Não poderia contar as boas novas, nem ao menos cantar de alegria, ou gritar "Obrigado Senhor, uhuuuu!".

Ele orou durante quanto tempo, chorou, se lamentou, desanimou, sofreu e agora que havia sido totalmente renovado, não poderia dizer uma só palavra a ninguém. Silêncio!

E quantas vezes fazemos como Zacarias?! Falamos de um "Deus do impossível" , mas quando se trata de ver a manifestação do "Deus do impossível" em nossas próprias vidas, parece que Ele não é tão milagroso assim. Lá no fundinho de nossos corações, bem escondidinho, pensamos : - Porque será que Deus faz proezas na vida de tantas pessoas e eu só observo?

Portanto, a boa notícia é que:

- Deus ouve a oração. Cada palavra, cada sussurro, cada lágrima, Deus viu e registrou.

- Deus se alegra com o empenho e o trabalho na Sua obra. "Seu trabalho não é vão no Senhor" 1Co 15.58.

- Deus se manifestará e liberará a bênção no momento certo! Nem antes, nem depois, Ele sempre chega na hora exata! Continuemos diante de Deus assim como Zacarias e Isabel, de maneira justa e perseverante na obra do Senhor.

- Ainda que estejamos fracos, Deus é fiel para nos abençoar, renovar e fortalecer completamente!


"Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." Isaías 40.31




Que o Senhor nos abençoe!


Pra. Deise Silos






0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

 
Rede de Mulheres ATOS - RMA © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops