Contato

Idéias para um Ministério de Mulheres



Sem dúvida liderar um ministério de mulheres não é tarefa fácil. E muitas vezes temos vontade, disposição, mas nos faltam idéias....
Existem muitos fatores que devemos levar em consideração: número de irmãs na rede de mulheres, faixa etária, situação econômica da igreja e/ou do ministério feminino, etc.
Segue algumas idéias que temos desenvolvido em nossas igreja e talvez acrescente algo em seu ministério...




Retiro de mulheres. - Comece separando uma equipe para auxiliá-la na organização do evento. Estabeleçam a data e o local mais adequado. Chácaras ou centro de eventos que promovam hospedagem são uma boa. Escolha um tema para seu trabalhado.  Veja quem estará a frente dos períodos de louvor e procure direcionar todo o evento de acordo com o tema escolhido: lembrancinhas, pregações, vídeos e louvores. Decida quem estará trazendo a Palavra. Convidar uma pregadora de fora sempre é mais atraente. Estabeleça os períodos de palestras. Confeccione a programação impressa do evento e distribua às presentes. Isto confere organização ao evento.

Encontro mensal de Mulheres. - O tão conhecido culto de mulheres.

Café de Mulheres - Você pode combinar com seu grupo se é melhor cada irmã trazer um prato ou se preferem cobrar um determinado valor e deixar alguém responsável para preparar todo o café. Lembrando que existem os Bufets que trabalham voltados para prestar este tipo de serviço. Neste dia prepare um pequeno louvor e uma breve Palavra Bíblica. Confeccione convites e as lembrancinhas. Uma ótima oportunidade de evangelizar. Antes de passar para o café/chá, pode ser feito um sorteio de brindes, doados anteriormente pelas próprias irmãs.

Visitação - Montar grupos de visitação no intuito de atender mulheres que estão doentes, afastadas ou com qualquer outra dificuldade, interessadas em conhecer sua igreja ou grupo. A visitação pode ser diferenciada, separe uma tarde com seu grupo e estabeleça um número X de visitas a realizar naquela tarde. Confeccione uma lembrancinha para cada irmã. Chegue com uma serenata, entregue a lembrança e ore pela anfitriã. Não avise que você vai chegar com 20 mulheres. Ligue momentos antes e diga que você está chegando com uma lembrancinha. Sua visitada levará um susto ao ver tanta mulher chegando junto e cantando: "... você é linda demais, perfeita aos olhos do pai...". Cada visita durará no máximo 20 - 30 minutos.
Visitação a asilos, presídios, casas de repouso, casas de recuperação feminina para dependentes químicos.

Grupos de oração - As guerreiras de oração. Escolha um dia para encontro. Estabeleça anteriormente alguns motivos de oração e abra um momento para que cada uma faça seu pedido específico. Trabalhe com elas temas relacionados a oração, intercessão e motive-as a orar. Outra estratégia no que diz respeito a oração é a oração via telefone. Estabeleça o grupo via telefone. Funcionará como uma corrente, uma ligando para a outra numa ordem pré determinada. Tenham um caderno de oração. Anotem os pedidos e compartilhem as vitórias.

Tarde da Beleza - Evangelismo / Comunhão - Organize um café para este dia e convide as irmãs que sabem fazer manicure, escova, maquiagem, design de sobrancelha, depilação, etc... a abençoarem especialmente as convidadas. Inicie com um louvor, uma breve meditação Bíblica e já passe para o café. Enquanto umas tomam café outras vão se embelezar. É uma delícia!

Espaço do Artesanato - Evangelismo / Comunhão - Montar grupos de artesanato. Talvez você mesma não saiba nada a respeito de artesanato, mas sempre tem na igreja aquelas que fazem crochê, pintura em tecido, costura, etc. Converse com elas e monte um grupo. Tente conseguir a doação dos materiais utilizados e revenda os produtos produzidos pelo seu grupo.

Discipulado de Mulheres - ou células femininas - Edificação - Divida grupos de mulheres e levante sobre cada grupo uma líder de discipulado. Particularmente acredito ser mais interessante trabalhar temas especificamente femininos.

Grupo Vocal Feminino

Grupo Feminino de Coreografia

Grupo de apoio para as viúvas ou células

Grupo de apoio às mães solteiras ou células

Grupo de apoio às divorciadas ou células (Muitas vezes trabalhamos temas como casamento, educação de filhos e nos esquecemos que temos em nosso meio mulheres viúvas, divorciadas, mães solteiras, etc. Precisamos nos preocupar com este perfil específico de mulher.)


Projetos que podemos inserir no contexto do ministério com mulheres:

Desperta Débora - São mães intercessoras, biológicas, adotivas ou espirituais, de qualquer denominação, comprometidas a orar diariamente por seus filhos e pela juventude, por no mínimo 15 minutos diários.Hoje já são mais de 70.000 mães cadastradas em todo o território brasileiro e até no exterior. A Liderança do Desperta Débora é composta por mais de 1.500 coordenadoras locais de Cidades, de Estados, Regionais e Nacional. Conheça: www.despertadebora.com.br

Mulheres do Caminho - Fora do Brasil, este ministério é chamado de Women to Women. No Brasil, é chamado de Mulheres do Caminho e existe há dois anos para mobilizar as brasileiras em favor das cristãs perseguidas. Conheça: http://www.portasabertas.org.br/ministerios/mdc/

Projeto Ana, um ministério mundial de compaixão em ação
 Projeto Ana tem como objetivo:

1. Promover a conscientização e a empatia pelo sofrimento das mulheres no mundo. 

2. Orar pelas mulheres que estão sendo abusadas emocional, física ou espiritualmente.

3. Transmitir pelas ondas do rádio o programa “Mulheres de Esperança”, encorajando-as a experimentar o amor, a paz e o poder de Deus, enquanto enfrentam seus desafios diários.

4. Oferecer a herança em Jesus Cristo, independente de cultura, posição social ou situação econômica.






Continua breve...



1 comentários:

  1. Unknown disse...:

    muito edificante, gostei muito e quero trazer essa ideia pra minha igreja,Deus vos abençoa!

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

 
Rede de Mulheres ATOS - RMA © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops