Contato

Estudos Bíblicos



Título: Deus e o diabo na terra de Jó

Texto: Jó 1:1-22


Estamos diante de um livro maravilhoso, empolgante e impressionante, o livro de Jó. O nome Jó signifia "voltado sempre para Deus" e reflete muito bem a pessoa de Jó.

O Texto Bíblico traz a tona algumas perguntas, como:



- Pode o "Justo" passar por sofrimento?
- É verdade o dito popular: "aqui se faz, aqui se paga" ou "quem faz o bem recebe o bem e quem faz o mal recebe o mal?

- O Diabo pode "tocar" livremente na vida do "justo"?


Tendo estas questões em mente voltemos nossa atenção para o texto bíblico, versículo por versículo.



A partir do v.1 ,o texto fala de Jó, homem temente a Deus que morava na terra de Uz. Estudiosos especulam a respeito da localização da terra de Uz, que é incerta. Talvez a noroeste da Arábia Saudita ou em Basã a leste do mar da Galiléia, talvez. O certo porém, é que havia um homem chamado Jó, justo e temente a Deus. 


Como um bom pai de família, acreditamos que Jó criara seus filhos de forma amorosa e unida, pois eles tinham como hábito estar sempre juntos em grandes banquetes familiares. Além da união familiar, Jó tinha o costume não só de fazer sacrifícios por si mesmo, mas por cada filho. Como pai zeloso, preocupava-se com a vida espiritual de seus filhos e não queria que nenhum deles "devesse" algo a Deus.


Também era homem próspero e respeitado em sua comunidade. Possuía grandes rebanhos e inúmeros servos ao seu serviço. Homem abençoado por Deus em todas as áreas de sua vida, e, que reconhecia que tudo vinha de Deus.

Tudo, porém, iria mudar na vida de Jó a partir de um encontro no mínimo "estranho". 


v.6 - Quando os filhos de Deus (refere-se a anjos) se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás. 

Estudiosos da Bíblia dizem que provavelmente este lugar do encontro de Deus com os anjos e também com Satanás, trata-se de outro lugar ou dimensão que não é o lugar de habitação de Deus. 

O Velho Testamento fala pouco a respeito de Satanás (que significa "adversário"). As Escrituras o apresentam de forma progressiva, sendo que o Novo Testamento esclarece melhor a seu respeito. 

No texto bíblico, Deus elogia Jó para Satanás, que por sua vez, diz que Jó só O serve porque Deus lhe abençoa e protege. Em outras palavras afirma: - Jó é um interesseiro!

Jó era justo e aqui estava prestes a passar por uma intensa adversidade! Como pode ser? A primeira vista parece algo tão injusto, tão estranho, pensamos.

Pior é quando olhamos para Jó, no meio do fogo da sua provação e pensamos: - Só pode ser castigo! Conte-nos Jó, o que você "aprontou"?

Quando o assunto é a vida dos outros, somos os sabichões! Misericórdia Senhor!


Então Satanás desafia a integridade de Jó: "Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face." v.11





Como nosso adversário é ousado e petulante!!!

Muitas vezes quando pensamos em Deus e no diabo, pensamos que Deus é o deus do bem, e o diabo o deus do mal. Pensamos que ambos, detentores de forças opostas, lutam de maneira equilibrada. Como numa luta de pesos pesados, que medem forças de maneira nivelada. Porém, isto não é verdade! Satanás é uma criatura de Deus, que opera neste mundo debaixo da vontade permissiva do Senhor. Servindo, portanto, aos soberanos propósitos de Deus. É como um cachorro na coleira. E quem o segura, é o próprio Deus.

Romanos 16:20 "E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém."


Há algumas décadas atrás participei de "certo" seminário de batalha espiritual com alguns "libertadores" bem conhecidos no assunto por todo Brasil. Era um seminário de três dias, mas no segundo tive que "abortar" ao dito cujo. Pois, algo no mínimo intrigante aconteceu. No término do segundo dia saímos das ministrações com um enorme, forte e terrível  sentimento do quanto Satanás é poderoso e como estamos vulneráveis diante dele. Quase que desprotegidos por Deus. 

Assuntos como Satanismo, mapeamento espiritual, maldição, foram abordados mas o sentimento que o tal seminário produziu em mim e no grupo que estava comigo foi de medo, insegurança, vulnerabilidade, Satanás como o poderoso chefão e Deus como sendo aquele que omite informações e nos deixa a mercê do mal. 

Como Deus não nos deixou as instruções claras e objetivas de como fazer um mapeamento espiritual adequado? Como e porque não falou mais claramente sobre maldição hereditária, seus efeitos, espíritos familiares e coisas semelhantes. Estamos perdidos! 

MENTIRA!!!!! Teologia no mínimo, pra ser delicada, direi ... "furada"! É só ter um mínimo de QI e certa disposição para se estudar adequadamente as Escrituras Sagradas para saber o quanto estes ensinamentos são "defeituosos".

"Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo." 1 Cr 29.11,12


Obviamente, não devemos subestimar Satanás. Ele é um  adversário poderoso que anda ao nosso derredor como leão procurando a quem possa tragar (1 Pe 5.8). Como se diz no interior, não devemos "cutucar a onça com vara curta", porém não podemos superestimá-lo. 



Efésios 6.16 "Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno."

Deus é infinitamente superior ao maligno e a toda a sua criação. ELE É O SENHOR!!!

No v.12, Deus permite que Satanás toque em tudo o que Jó tinha menos em sua vida. Com certeza , muito satisfeito, Satanás sai da presença de Deus e coloca sua mão maligna na vida de Jó, que teve servos mortos aos fio da espada, bois, jumentas, ovelhas e camelos roubados por inimigos e incinerados com fogo vindo do céu. Além de Jó perder seus bens, perdeu a sua fonte de sustento. Caos!

Como se não bastasse tamanha provação, Jó subitamente recebe a notícia de que seus dez filhos que estavam todos juntos em um banquete, foram mortos em decorrência de um vento terrível que derrubou a casa onde estavam. E posteriormente, sua saúde foi terrivelmente atingida pelo maligno . Que tragédia terrível!

" Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." v. 20-22


O Que aprendemos com Jó 1?

- O justo pode passar pelas mais difíceis aflições. 
- O conceito de "justiça retributiva", que diz que quem faz o bem recebe o bem e quem faz o mal recebe o mal é no mínimo, simplista. O Novo testamento apresenta a lei da semeadura e colheita, mas ainda assim não acontece de forma imediata ou no nosso tempo. Deus virá com juízo e com bênção, no SEU tempo!
- Deus age de maneira misteriosa com os seus servos!
- Ter a perspectiva correta de quem é Deus e de quem é o diabo, é fundamental.
- É possível adorar ao Senhor diante da maior dificuldade. Jó adorou porque não servia a Deus por interesse.
- Vale a pena servir mesmo ante a mais dura provação!

Pra. Deise Silos




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

 
Rede de Mulheres ATOS - RMA © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops