Contato

Os Quatro Seres Viventes

Apocalipse 4.6-11


"6 Também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás;

7 e o primeiro ser era semelhante a um leão; o segundo ser, semelhante a um touro; tinha o terceiro ser o rosto como de homem; e o quarto ser era semelhante a uma águia voando.

8 Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir.

9 E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,

10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:

11 Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas."

O livro de Apocalipse é uma dádiva que nos vem de Deus, por meio de Jesus Cristo. Isso se depreende no primeiro versículo do livro em questão (1.1) "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João". Ou seja, Deus deu a revelação a Jesus Cristo, uma vez que se refere a ele. Jesus transmitiu-a ao anjo, que por sua vez comunicou o Apocalipse a João. João registrou o que recebeu para iluminar e edificar os santos de todos os séculos...



O Livro em si é de estilo singular! Uma escatologia natural domina todo o seu conteúdo, sempre presente, atual e futura ao mesmo tempo. Nele não existe contradição ou repetição de palavra ou fato em qualquer secção tópica ou celestial. Cada acontecimento está no seu lugar, tudo está em sua própria ordem.

Apocalipse 4.6-11 faz referência à existência de quatro seres viventes, a respeito dos quais estudaremos.

Os quatro seres viventes são sempre citados em conexão com o trono de Deus (cf. Ez 1 e 10), onde são chamados de "querubins. A palavra "querubim" ou "querubins" tem sua raiz no verbo "Keruhbim". Plural de "querube". E significa guardar, cobrir. São vistos pela primeira vez:

.Ao lado oriental do jardim do Éden, guardando o caminho da "árvore da vida" (Gen. 3.24).

.Sobre o propiciatório (a tampa da arca), eram contemplados dois querubins de ouro (ex. 25.17-22).

.As bordaduras das cortinas do tabernáculo eram figuras de querubins (Ex. 25.18).

.O véu que fazia separação entra o santuário e o lugar santíssimo era bordado com figuras de querubins em alto relevo (Ex. 26.31,33).

.Deus habita entre os querubins e deles faz sua carruagem. (Sl 18.10 e 80.1)

Os querubins contemplados aqui (Apocalipse) por João, fazem a "Guarda celeste" do trono de Deus (Ap. 4.6,9; 5.13-14). O Comentarista Ridout é de opinião que estas quatro criaturas correspondem à significação dos quatro evangelhos e sua apresentação de Cristo como vemos no quadro abaixo.

OS EVANGELHOS - DESCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE JESUS

Mateus- Cristo é representado como o poderoso "Leão da tribo de Judá", em razão de ser este animal, o mais nobre da fauna (Pv 30.30). Jesus, o libertador. Poderoso e cheio de autoridade. Este evangelho foi escrito aos judeus. E apresenta Jesus como Messias.

Marcos- Cristo é representado como o paciente novilho (bezerro), que mesmo com sua grande força submete-se ao serviço, representando a força divina, sua paciência e submissão ao holocausto da cruz. (Lv 1). Este evangelho foi escrito aos gentios e aos romanos em particular. Apresenta Jesus como servo.

Lucas- Cristo é representado como o "Filho do Homem": Sua humanidade, servindo a vontade divina e a necessidade humana (Lc 22.27). Este evangelho foi escrito a todos os gentios e dá atenção à vida humana. Apresenta Jesus como homem, e demonstra seu interesse pelo ser humano, sua situação e seus relacionamentos.

João- Cristo é representado como "Águia voando", em razão de ser esta a ave mais nobre dos céus, e Jesus o mais nobre dos filhos de Deus (cf. Hb 1.4). Este evangelho foi escrito aos Cristãos primitivos. Apresenta Jesus como Deus, e enfatiza o relacionamento íntimo e sobrenatural com Deus.

Cada uma dessas criaturas (quatro seres viventes) tem "seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos, por diante e por detrás...", o que sugere aventurosa energia, serviço obediente, direção inteligente, elevadas aspirações e plenitude.

"e o primeiro ser era semelhante a um leão; o segundo ser, semelhante a um touro; tinha o terceiro ser o rosto como de homem; e o quarto ser era semelhante a uma águia voando”. v.7

.A Águia é a mais exaltada entre as aves. -.Isto fala de  liberdade espiritual, e voar alto em direção a Cristo .
.O Homem é exaltado entre as criaturas em termos gerais.

É a coroa da criação.

.O novilho é exaltado entre os animais domésticos.

.O leão é exaltado entre os animais selvagens.

Conhecido como rei dos animais, por sua força, ferocidade e beleza.

Todos eles têm recebido domínio, e lhes tem sido proporcionado grandeza; não obstante acham-se "abaixo da carruagem": do Santo. (cf. Sl 18.10).

Estes quatros seres dirigem os anciãos, os anjos e toda a criação a adorarem ao Criador. O Apóstolo João os vira, com os rostos cobertos adorando a Deus. Eles são os quatro líderes de adoração celestial. Eles "... estavam cheios de olhos" o que sugere tendo inteireza e inteligência. Podem ver por diante e por detrás (4.6). O passado e o futuro estão abertos a eles como um livro. Visão interna (olhos por dentro), visão externa (olhos por diante) também lhes pertence. Os “Olhos” representam também o governo onisciente da providência divina, iminente na vida do mundo.

Eles também têm uma característica dupla: Têm a função de querubins (guardas celestiais) cf. Gen. 3.24; e ao mesmo tempo a função de Serafins (componentes do coro celestial) cf. Isa 6.1-6. Aqui, os seres viventes têm um só objetivo: encher todo o céu e toda a terra do louvor do Senhor.

Podemos declarar que estes seres aqui descritos bem como os de Ezequiel 1 e 10, são seres sobrenaturais que fazem a guarda celeste do trono de Deus e ao mesmo tempo, são figuras de coisas que estão no céu (Hb 8.5 e 9.23). Semelhantemente, podem perfeitamente representar "coisas" na terra.

E cada um dos quatro seres, adora ao Senhor com suas características peculiares. Eles também representam os quatro ambientes espirituais de nossa adoração ao Senhor, quando podemos adorar ao Senhor como o leão, como a águia, como homem e como o novilho. É importante que estes quatro ambientes de adoração estejam presentes em nossas vidas e na vida do Louvor da nossa Igreja.

Observemos o quadro abaixo:

Os Evangelhos e Espécie de Cânticos; Ambiente Espiritual. Representação.

MATEUS- Ambiente de guerra, Fé e ambiente Profético.

Leão- É quando sentimos em nossas vidas ou na Igreja no momento do louvor, um ambiente pesado e de oposição por parte de satanás. Deus quer entregar nossos inimigos espirituais. Então devemos entrar em adoração ao Senhor como leões, com cânticos de guerra, marcha e danças. Assim como foi em Jericó. É entrar no átrio externo. Exemplos de cânticos: Ouve-se o júbilo; Ele é o leão da tribo de Judá; Levanta-te; O caminho de Deus é perfeito... Nas Escrituras: "Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão". Pv. 28.1

MARCOS- Ambiente de Consagração e Quebrantamento.

Novilho- É quando nos submetemos ao Senhorio de Cristo. É momento de confessar pecados, arrependimento e renovação de aliança com Deus. É entrar no Santo Lugar. Exemplo de cânticos: Renova-me; Eu me rendo a Ti; Venho Senhor minha vida oferecer; Ao Rei dos reis consagro... Nas Escrituras: "Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens".Sl 29.6

LUCAS - Ambiente de testemunho, louvor, comunhão e celebração.

Homem- É quando louvamos a Deus pelos seus feitos, por seu interesse pelo homem. Também quando reconhecemos que precisamos dos nossos irmãos, e quando através do nosso louvor procuramos levar outros ao conhecimento de Deus. É entrar no Átrio Exterior. Exemplo de músicas: Recebi um novo coração do Pai; Somos um corpo; Celebrai a Cristo; Este é o tempo de festa; A graça do reino de Deus... Nas Escrituras: Salmos 42

JOÃO- Ambiente de declaração de amor a Deus. Momento de entrega em intimidade e adoração.

Águia- Traz paz e satisfação na presença de Deus. É plenitude na presença de Deus. É contemplar o Senhor. Voar alto, assim como a águia, acima das nuvens, acima dos problemas humanos. Somos renovados, aliviados e curados. É entrar no Santo dos Santos. Exemplo de músicas: Pai eu quero contemplar; Pai eu te amo; És mui lindo... Nas Escrituras:"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam". Isa 40.31; Ex 19.4 ; Sl.145.

Sabemos que o louvor é uma forma de expressarmos ao Senhor nosso amor, dedicação, gratidão e de exaltá-lo por tudo aquilo que Ele faz, e por quem Ele é.

Deus recebe nossos louvores de forma agradável (Sl 69.30-31), e quando louvamos não somente "damos" algo ao Senhor, mas também dEle recebemos. Louvar a Deus vai além dos momentos que entoamos cânticos ao Senhor, ou dizemos "Aleluia" na Igreja, louvar a Deus é (ou deveria ser) o estilo de vida de todo Cristão. E este "estilo de vida" nos garante: libertação espiritual (Jz 5.12), vitória sobre nossos inimigos (2Re 3.15-27/ 2Cro 20.22), faz com que outros se voltem para Deus (SL. 40.3), agrada a Deus (Sl 69.30) e edifica outras vidas (1Co 14.26). E louvar a exemplo dos quatro seres viventes, é certeza de todas estas bênçãos!

Baseados no conhecimento dos quatro querubins (Ap. 4.7), em suas peculiaridades, nos ambientes ou qualidades de adoração que eles representam, podemos olhar para nós mesmos, para nossa equipe de louvor, para nosso Pastor e para nossa Igreja, e ver com qual deles há maior ou menor identificação.

Mas, devemos nos lembrar, que os quatro seres viventes estão ao redor do trono adorando ao Senhor, sempre! Concluímos que, muito embora tenhamos nossas preferências quanto ao ambiente de adoração, existe a necessidade de termos em nossas equipes de adoração, em nossas Igrejas, e em nossas vidas, as quatro qualidades de adoração bem presentes.

Como ministra de Louvor, observo que dependendo daquilo que estou vivendo, um destes ambientes espirituais torna-se mais vívido em minha vida de adoração. Mas nem sempre na vida de adoração da Igreja a quem estou ministrando, em determinada reunião. Faz-se necessário então, a escolha de cânticos, que correspondam aos quatro ambientes Espirituais, para que Deus, através do seu Santo Espírito, ministre a congregação como um todo e de forma eficaz.

Fazendo assim certamente seremos bem sucedidos quando ministrarmos Louvor ao Senhor, onde quer que estejamos.

"Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra,

e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro seres viventes diziam: Amém.

E os anciãos prostraram-se e adoraram". Apocalipse 5.13-14


Pra. Deise de Silos









0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

 
Rede de Mulheres ATOS - RMA © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops